14 junho 2024

Florestas - Artigo divulgado no Jornal Expresso


“Ir para o terreno.” A solução para o cadastro florestal


Florestas: “Falamos em planos de gestão, mas continuamos a não saber quem são os proprietários” 


1. A gestão da floresta


Se há um consenso entre os oradores do Fórum do Eucalipto é que a floresta portuguesa precisa de ser gerida, porque uma floresta gerida não é apenas benéfica para a sustentabilidade e para a mitigação das alterações climáticas, como refere a eurodeputada Lídia Pereira, mas também para a sociedade e para a economia.

Por exemplo, segundo um estudo da Boston Consulting Group apresentado na conferência, em Portugal, os produtos transformados a partir das florestas rendem 5,5 mil milhões de euros em exportações e dão emprego a 90 mil pessoas.

O problema é que, em Portugal, a gestão das florestas é ainda insuficiente e amadora. “Falamos em planos de gestão, mas continuamos a não ter um cadastro e a não saber quem são os proprietários. O Burkina Faso conclui o cadastro em 2019 e em Portugal, estamos em 2024, e só concluímos um terço”, diz Carlos Lobo.

Para Luciano Lourenço, o que é preciso fazer para concluir esse tão importante trabalho, é “ir para o terreno”, o que significa arranjar mais meios para o fazer, porque atualmente não os há.


os Números:


41%


é a percentagem de área de mato em Portugal, segundo um estudo da Boston Consulting Group apresentado esta semana no Fórum Eucalipto. A área arborizada é de 36%, enquanto a área agrícola é de 23%


33%


é a percentagem de proprietários florestais identificados em Portugal, diz Carlos Lobo, da Lobo, Carmona e Associados. No Burkina Faso o processo foi concluído em 2019, acrescenta.


Data: 30 MAIO 2024



Fontes/Links:

https://expresso.pt/iniciativaseprodutos/projetos-expresso/2024-05-30-ir-para-o-terreno.-a-solucao-para-o-cadastro-florestal-b50e288b

ΦΦΦ

09 junho 2024

Aldeia serrana do Vaqueirinho

 Hoje comemoramos o nascimento de uma criança muito especial, o filho de uma jovem nascida e criada na Aldeia do Vaqueirinho!

Todos nos regozijamos com o evento e desejamos-lhe as maiores felicidades!

🙂

ΦΦΦ

Acácia prolifera em zonas de cortes rasos

A proliferação de espécies invasoras em zonas que sofreram cortes rasos está a preocupar a associação responsável pela Operação Integrada de...