última chamada !
Last call !
ΦΦΦ
a AMPV promove a divulgação desta Aldeia de Xisto e a preservação do seu património edificado, em harmonia com a envolvente Serra da Lousã, no respeito pelo meio ambiente e biodiversidade
está em Consulta Pública o
Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Lousã
tomámos conhecimento da publicação do Aviso do Município da Lousã (n.º 17/2023) que refere que se encontra disponível para Consulta Pública o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Lousã.
O referido Aviso informa ainda que o Plano Municipal pode ser consultado no site institucional do Município da Lousã em https://www.cm-lousa.pt/home.
depois de aturada pesquisa verificamos que está, em:
Consulta pública - Plano municipal de emergência de proteção civil - Portal Institucional
e que o Documento, propriamente dito, pode ser obtido no link
https://cm-lousa.pt/wp-content/uploads/2023/03/PMEPC_Lous%C3%A3.pdf
e, já agora, o Aviso em DR pode ser acedido neste link
https://cm-lousa.pt/wp-content/uploads/2023/03/Aviso_publicado_DR.pdf
assim, e considerando que o período de consulta pública se inicia no dia seguinte à publicação do Aviso publicado em DR (23 de março de 2023) pelo período de 30 dias consecutivos.
a data-limite para o envio de observações, comentários e sugestões é:
21-04-2023
Fontes/Links:
acima mencionadas
ΦΦΦ
Classificação da Serra da Lousã como Área Protegida de Âmbito Regional em debate
Na última edição do Jornal Trevim, a jornalista Soraia Santos dá-nos conta das evoluções da proposta de Classificação da Serra da Lousã como Área Protegida de Âmbito Regional.
A Câmara Municipal da Lousã pondera avançar com uma proposta de classificação de parte da Serra da Lousã como Área Protegida de Âmbito Regional, “se não houver mudanças concretas nos próximos dias ou meses em relação a uma posição concertada”.
A informação foi avançada por Ricardo Fernandes, vereador com o pelouro da floresta, durante as jornadas técnicas intituladas “O papel da floresta e biomassa na agenda da (nossa) natureza”, dinamizadas pela Dueceira no dia 28, no Centro Cultural de Poiares.
“Se não há possibilidade de compatibilizar vontades para concretizar o objetivo, se administrativamente, politicamente, não se consegue implementar, a Lousã vai avançar. Não era nossa intenção, mas não podemos esperar mais”, admitiu o autarca.
o artigo publicado faz ainda referência ainda às intervenções dos lousanenses Paulo Carvalho e Domingos Lopes, neste contexto.
Paulo Carvalho defende a integração da Serra da Lousã na Rede Nacional de Áreas Protegidas, tal como já resultava do seu trabalho que oportunamente divulgámos no nosso Blog.
Leia na íntegra a informação divulgada na edição do Jornal Trevim (ed.1504 de 9-03-2023).
Data: 27-03-2023
Fontes/Links:
Trevim (ed.1504 de 9-03-2023)
https://vaqueirinho1999.blogspot.com/p/areas-protegidas-e-gestao-territorial-o.html
ΦΦΦ
Centro PINUS Investigação denuncia queima de madeira de pinho Out. 21. 2024 No Dia Internacional da Ação sobre Biomassa em Grande Escala r...