24 setembro 2025

a extensão da área afetada pelo incêndio de agosto 2025

 




Da leitura das atas das reuniões da Câmara Municipal da Lousã retemos a seguinte informação:


Área afetada:

Ata n.º 16/2025 (18 de agosto)

3.650 hectares de área ardida

Ata n.º 17/2025 (1 de setembro)

2.992 hectares de área afetada


e deixamos aqui um excerto da última ata referida:


(...) O Senhor Presidente usou da palavra para dizer (...) e permitam-me aqui ser muito mais incisivo do que foi o Sr. Vereador: a responsabilidade é do Estado central, através do ICNF, que para serem desencadeados os mecanismos tem que haver o seu relatório e até ao momento não está o relatório e portanto é absolutamente urgente que de facto se passe para o terreno e tome as medidas adequadas a podermos mitigar os riscos que estão inerentes a este pós-incêndio  (...)


Colocando-nos em perspetiva e fazendo fé nos números avançados pelo Município, tendo o concelho da Lousã uma área de 138.40 km2 ou 13.840 hectares, resulta que área do concelho afetada pelo incêndio em apreço corresponde a 21,618% do seu território.


Por outro lado, a OIGP Serra da Lousã comtempla uma área de 897.20 hectares, representando 0.333% do território do concelho.


Assim, afigura-se-nos que, a afirmação do Senhor Presidente -- o que nos parece é que de facto não são necessários mais estudos e que já há instrumentos já no terreno , como as OIGP que poderão ter que ser afinadas na minha opinião, (...)  corresponde a um excesso de voluntarismo eleitoralista (?) 


O povo diz muitas vezes que não se pode confundir a árvore com a floresta, alertando para o perigo das generalizações precipitadas. 


Num país onde não há, propriamente, manchas de floresta que ganhem notoriedade a nível global (exceção feita à Laurissilva da Madeira, classificada desde 1999 pela UNESCO como Património da Humanidade), avultam os casos de áreas sacrificadas nos fogos florestais e notóriamente no incêndio de agosto na Lousã,  que merecem uma ação mais consequente e para além das politiquices do momento.



Fontes/Links:

https://cm-lousa.pt/wp-content/uploads/2025/09/Ata-16_2025.pdf

https://cm-lousa.pt/wp-content/uploads/2025/09/Ata_17_2025.pdf

https://cm-lousa.pt/aprovada-operacao-integrada-gestao-da-paisagem-serra-da-lousa-oigp-serra-da-lousa/

https://www.asbeiras.pt/3-100-hectares-consumidos-na-lousa/

ttps://www.sgifr.gov.pt/documents/196633/0/baa304e6_Analise_preliminar_incendios_2025.pdf/16efe319-d387-48c7-26ab-9ebda009793e?t=1756915388757

ΦΦΦ

22 setembro 2025

Autarca pelo bom Governo



 

Autarca pelo bom Governo: Um compromisso renovado com a Democracia


1. Enquadramento e Objetivo


Na sequência da iniciativa promovida pela Transparência Internacional Portugal (TI-PT) nas eleições autárquicas de 2021 – intitulada “Autarca pelo Bom Governo” – considera-se oportuno reiterar e atualizar esta proposta para as próximas eleições autárquicas.


Em 2021, a TI-PT convidou os candidatos às presidências dos executivos das Freguesias e Municípios a subscreverem, durante a campanha, um compromisso de honra para uma vez eleitos, implementarem 12 princípios de boa governação orientados para a transparência e o combate à corrupção. Estes princípios foram definidos numa declaração pública.


A pertinência desta iniciativa mantém-se atual. É fundamental continuar a sensibilizar os candidatos à eleição local para a importância do seu papel na construção de uma administração pública mais íntegra e transparente – uma administração capaz de fortalecer e merecer a confiança dos cidadãos, promovendo o seu envolvimento na gestão pública.


A TI-PT lança agora a iniciativa “Autarca pelo Bom Governo – Autárquicas 2025”, convidando os mais de 3300 candidatos às presidências das autarquias locais do país a participarem num compromisso político de integridade, através da subscrição de uma versão atualizada da declaração “Autarca pelo Bom Governo”. Após assinada, a declaração será publicada no site da TI-PT para eventual consulta e escrutínio por parte dos cidadãos durante o mandato dos eleitos. Os candidatos que aderem a este compromisso comprometem-se publicamente a implementar medidas de governação, sujeitas a avaliação pública e independente.


Esta declaração servirá igualmente como documento de referência para que os candidatos eleitos para cargos de oposição ou deliberação em assembleias municipais ou de freguesia possam questionar os órgãos executivos em situações de atraso ou falha na implementação deste compromisso.


A iniciativa “Autarca pelo Bom Governo – Autárquicas 2025” retoma os princípios da iniciativa “Autárquicas 2021”, atualizando-os com elementos relevantes das recentes posições e iniciativas da TI-PT, nomeadamente no que respeita à agenda anticorrupção do governo e ao caderno eleitoral da TI-PT para as legislativas de 2025, bem como orientações do GRECO (Grupo de Estados contra a Corrupção do Conselho da Europa), da OCDE, da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC) e da Comissão Europeia.


Além disso, como uma das novidades desta edição, está previsto o alargamento de uma declaração de compromisso específica para os candidatos à presidência das Assembleias Municipais, que têm atribuições na governação local, sendo órgãos representativos, possibilitando a participação direta dos cidadãos e desempenhando função de fiscalização da gestão camarária. Neste contexto, incluem-se procedimentos relacionados ao escrutínio de conflitos de interesses, a observância dos direitos da Oposição e a elaboração do relatório anual sobre o cumprimento desses compromissos.


Aceda à iniciativa Autarca pelo Bom Governo de 2021 aqui.




Fontes/Links:

https://transparencia.pt/

https://transparencia.pt/autarca-pelo-bom-governo2025/

Outros Links:

https://vaqueirinho1999.blogspot.com/p/barometro-do-poder-local.html

ΦΦΦ

a extensão da área afetada pelo incêndio de agosto 2025

  Da leitura das atas das reuniões da Câmara Municipal da Lousã retemos a seguinte informação: Área afetada: Ata n.º 16/2025 (18 de agosto)...