06 outubro 2023

Edital - Capela de Nossa Senhora das Preces - Reunião 22-10-2023



Foi divulgado ontem na edição n.º 1519 do Trevim o edital em que o Pároco António Joaquim Farinha Domingues exorta as comunidades locais para se reunirem na Capela de Nossa Senhora das Preces, na Aldeia do Catarredor, dia  22 de outubro de 2023 pelas 16h00.




Fontes/Links:

Edição Trevim n.º 1519 de 5-10-2023


ΦΦΦ

Cortes rasos no Talasnal

 

O Jornal Trevim, que celebra o seu 56º aniversário, dá-nos conta, na sua edição n.º 1519 de 5 outubro, das  evoluções sobre o tema dos cortes rasos.




Luís Antunes informou que a Operação Integrada da Gestão da Paisagem, um plano de gestão e intervenções a fazer na AIGP, foi apresentado pelo município a 14 de setembro, sem revelar mais detalhes. “O que desejamos, e é um dos objetivos deste trabalho, é que seja possível, no futuro, ter formas e ferramentas de intervenção que permitam uma gestão mais otimizada e adequada da Serra da Lousã”, adiantou.


Com a colaboração do quinzenário Trevim

Fontes/Links:

Edição Trevim n.º 1519 de 5-10-2023

https://www.trevim.pt/

ΦΦΦ

05 outubro 2023

Viva a República!

 


ΦΦΦ

04 outubro 2023

e continuam!

 

Temos vindo a alertar e denunciar neste Blog por diversas vezes, os cortes rasos e a desflorestação que se têm vindo a registar na Serra da Lousã... 


consulte aqui

e aqui 

e aqui 

e aqui 



Agora andam pelas Silveiras...



Silveira Tech Re_generation Village

2-10-2023 9:10 PM


CORTE DE ÁRVORES ILEGAL NA SILVEIRA DE BAIXO E SILVEIRA DE CIMA!


A Silveira Tech Re-generation Village denuncia vários cortes de árvores ilegais nas Silveiras ainda a decorrer. Os madeireiros, rasgando terrenos, abrindo estradas, munindo-se de máquinas e motoserras têm cortado a seu bel-prazer árvores autóctones sem qualquer licença ou documentação que comprove o seu direito.

Os indivíduos foram interceptados na 4ª feira dia 27 de Setembro tendo sido avisada a GNR, e evacuaram antes da patrulha da guarda ter aparecido local 3 horas depois da denúncia.

Hoje, dia 2 de Outubro, encontravam-se já a cortar árvores em vários locais distintos, um deles localizado por baixo do lugar dos Salgueiros. A GNR foi avisada da ocorrência de manhã e, após indicar que uma patrulha se deslocaria ao local “depois de almoço”, falhou em aparecer.

Os madeireiros em questão estão a cargo da empresa Alvaro Matos Bandeira & Filhos Lda e são conhecidos por já terem efectuado cortes rasos na Serra da Lousã, próximo à aldeia do Talasnal, entre outros tantos delitos ambientais e criminais.

Apelamos a todos os amantes da Serra da Lousã que façam eco desta denúncia e nos ajudem a defender a pouca floresta autóctone que ainda existe na Serra.







Silveira Tech Re_generation Village

3-10-2023 9:14 PM


ACTUALIZAÇÃO: 


MADEIREIRO AFIRMA QUE VAI CORTAR 14 HECTARES, MESMO DEPOIS DO CORTE EMBARGADO!


A muito custo a Silveira Tech conseguiu, hoje à tarde, através de acção conjunta com a Câmara Municipal da Lousã, embargar o corte de árvores ilegais nas Silveiras, perante a presença da GNR. Um dos sócios da empresa Álvaro Matos Bandeira & Filhos, Lda foi notificado do embargo. Quando informado pelo agente da GNR de que incorreria em crime caso continuasse a cortar, o madeireiro riu-se e respondeu que "crimes nós cometemos todos os dias".

De manhã, numa interpelação ao mesmo indivíduo, por parte da equipa da Silveira Tech e engenheiros da Câmara Municipal da Lousã, numa zona de terrenos do projeto e da Câmara - e, portanto, públicos e de todos nós - houve uma tentativa de agressão bárbara de um elemento da nossa equipa e de alguém da CML, através da utilização de maquinaria floresta.

Foram efectuadas diligências junto de várias entidades, incluíndo o ICNF Instituto da conservação da natureza e das florestas, e todas nos informaram carecer das ferramentas legais para impedir o crime, para nossa total incredulidade. Relembramos que o corte se processa em zona de Rede Natura 2000!

Apesar de tudo, podemos prometer de que não arredaremos pé da luta pela nossa floresta! Por muito suspeitoso que seja, que vozes normalmente tão ruidosas contra o nosso projeto de regeneração ambiental, se calem agora perante este crime, reiteramos a nossa inabalável vontade de parar esta infâmia.

Apelamos a todos os amantes da Serra da Lousã, e da pouca floresta autóctone que ainda resiste neste país, que nos ajudem a dar eco do que está a ocorrer! Apenas juntos poderemos travar este atentado contra todos nós!







Fontes/Links:

https://www.facebook.com/silveiratech

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/170uh2c/zona_da_lous%C3%A3_a_ser_brutalmente_desflorestada/

ΦΦΦ

03 outubro 2023

A Capela de Nossa Senhora das Preces - Epílogo

 



às Comunidades locais:

O Pároco António Joaquim Farinha Domingues exorta as comunidades locais para se reunirem na Capela de Nossa Senhora das Preces, na Aldeia do Catarredor, dia  22 de outubro de 2023 pelas 16h00.



ΦΦΦ

02 outubro 2023

A Capela de Nossa Senhora das Preces

 


Os nossos vizinhos da Aldeia do Catarredor, enviaram à Direção da Associação de Moradores e Proprietários do Vaqueirinho uma solicitação no sentido de esta última se pronunciar relativamente a uma tomada de posição institucional e/ou da comunidade local, com carácter urgente, sobre continuidade e/ou desistência do investimento na Capela de Nossa Senhora das Preces, sita na Aldeia do Catarredor.




ΦΦΦ

Governo prolonga prazo para limpeza de matas e terrenos

O Governo decidiu prorrogar por mais um mês o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza das matas e terrenos....