Neste espaço já temos tido a oportunidade de abordar a questão da água.
A propósito da análise da documentação mais recente do PDM da Lousã, aprovado em 2-09-2024, voltamos a deparar-nos com este tema...
A questão da água é particularmente relevante no que respeita às condições de habitabilidade de um aglomerado rural, como a Aldeia do Vaqueirinho.
Da história do abastecimento de água à Aldeia lembramos que, em 1980, a Aldeia era abastecida de água por meio de diversas captações de minas existentes no caminho-estrada da Vergada, sendo daí conduzida até ao Reservatório de água da Aldeia do Vaqueirinho, situado junto ao Tanque dos helicópteros.
Deste Reservatório, a água era canalizada até ao Fontanário na Eira da Aldeia, que abastecia o também o Tanque de lavagem de roupas existente no mesmo local.
Assim, e durante a década de 1980-90, quem precisava de água ia ao Fontanário.
Este estado de coisas perdurou até cerca do ano 2000 e, na sequência do incêndio que nessa altura destruiu as infraestruturas até então existentes, sido construídos, pelos serviços municipais, o Tanque dos helicópteros e uma casamata junto do mesmo...
A partir dessa altura, a água passou a ser canalizada junto à via pública até à Aldeia, alimentando o referido Fontanário na Eira da Aldeia, e foi descontinuada a alimentação do Reservatório de água da Aldeia do Vaqueirinho.
Desde então, aldeia ficou privada de água para as regas e para alimentar os reservatório .
A documentação mais recente, relativa ao processo de revisão do PDM da Lousã, evidencia a forma como a água é agora captada:
Fontes/Links:
https://ssaigt.dgterritorio.pt/i/POrd_74122_0607_PO_PTR-INFR.jpg
Outros Links:
https://vaqueirinhoampv.blogspot.com/p/a-questao-das-aguas.html
https://vaqueirinho1999.blogspot.com/p/agua.html
https://vaqueirinho1999.blogspot.com/p/pdm-plano-diretor-municipal-da-lousa_29.html
https://centrotv.sapo.pt/o-povo-da-serra-que-desafia-o-sistema-e-mantem-a-sua-propria-agua/
https://www.ambientemagazine.com/opiniao-a-racionalidade-na-gestao-dos-servicos-de-agua/
https://www.tni.org/en/publication/the-future-is-public
ΦΦΦ


Sem comentários:
Enviar um comentário
contribua e comente!
obrigado!