14 junho 2024

Florestas - Artigo divulgado no Jornal Expresso


“Ir para o terreno.” A solução para o cadastro florestal


Florestas: “Falamos em planos de gestão, mas continuamos a não saber quem são os proprietários” 


1. A gestão da floresta


Se há um consenso entre os oradores do Fórum do Eucalipto é que a floresta portuguesa precisa de ser gerida, porque uma floresta gerida não é apenas benéfica para a sustentabilidade e para a mitigação das alterações climáticas, como refere a eurodeputada Lídia Pereira, mas também para a sociedade e para a economia.

Por exemplo, segundo um estudo da Boston Consulting Group apresentado na conferência, em Portugal, os produtos transformados a partir das florestas rendem 5,5 mil milhões de euros em exportações e dão emprego a 90 mil pessoas.

O problema é que, em Portugal, a gestão das florestas é ainda insuficiente e amadora. “Falamos em planos de gestão, mas continuamos a não ter um cadastro e a não saber quem são os proprietários. O Burkina Faso conclui o cadastro em 2019 e em Portugal, estamos em 2024, e só concluímos um terço”, diz Carlos Lobo.

Para Luciano Lourenço, o que é preciso fazer para concluir esse tão importante trabalho, é “ir para o terreno”, o que significa arranjar mais meios para o fazer, porque atualmente não os há.


os Números:


41%


é a percentagem de área de mato em Portugal, segundo um estudo da Boston Consulting Group apresentado esta semana no Fórum Eucalipto. A área arborizada é de 36%, enquanto a área agrícola é de 23%


33%


é a percentagem de proprietários florestais identificados em Portugal, diz Carlos Lobo, da Lobo, Carmona e Associados. No Burkina Faso o processo foi concluído em 2019, acrescenta.


Data: 30 MAIO 2024



Fontes/Links:

https://expresso.pt/iniciativaseprodutos/projetos-expresso/2024-05-30-ir-para-o-terreno.-a-solucao-para-o-cadastro-florestal-b50e288b

ΦΦΦ

Sem comentários:

Enviar um comentário

contribua e comente!
obrigado!

“Como se pode chamar renovável a um recurso que precisa de meio século para se repor?”

  Centro PINUS Investigação denuncia queima de madeira de pinho Out. 21. 2024 No Dia Internacional da Ação sobre Biomassa em Grande Escala r...