18 novembro 2022

Dia da Floresta Autóctone


A 23 de novembro celebra-se o Dia da Floresta Autóctone, uma data que recorda a importância de preservar e plantar espécies que fazem parte do património florestal natural português.

 

A data – 23 de novembro – foi escolhida como alternativa ao Dia Mundial da Floresta (21 de março), criado originalmente para países do norte da Europa, que têm nessa altura melhores condições para a plantação de árvores. Novembro tem em Portugal condições climatéricas mais favoráveis do que março, com temperaturas mais baixas e alguma precipitação, pelo que o Dia de Floresta Autóctone é habitualmente celebrado com ações de sementeira e plantação destinadas a preservar árvores autóctones.

 

 Cerca de 38% de Portugal continental é constituído por área florestal, representando uma mais-valia efectiva na conservação da Natureza e da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono), protecção do solo e manutenção do regime hídrico.

 

De acordo com o 6º Inventário Florestal Nacional (IFN6), em Portugal, a alfarrobeira (Ceratonia síliqua), o amieiro (Alnus glutinosa), o bidoeiro (Betula spp.), o carvalho-negral (Quercus pyrenaica), o carvalho-português (Quercus faginea), o carvalho-roble (Quercus robur), o castanheiro (Castanea sativa), a faia (Fagus sylvatica), o medronheiro (Arbutus unedo), o pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris) e o salgueiro (Salix spp.) representam 72% da floresta.

 

O pinheiro-bravo (Pinus pinaster), sobreiro (Quercus suber), azinheira (Quercus rotundofila) e pinheiro-manso (Pinus pinea) representam 61% da área florestal total em Portugal continental, ainda segundo dados do IFN6.

 

A informação também pode ser perspetivada, assim:

 





A participação e colaboração de todos é fundamental para que a nossa floresta autóctone esteja cada vez mais protegida. E todos poderemos contribuir para a preservação e expansão das nossas espécies indígenas.

 

 

Destaque para as iniciativas de diversas Autarquias Locais na distribuição gratuita aos seus Munícipes de Espécies Autóctones, para plantação.

 

 

Vila Nova de Poiares volta a disponibliizar árvores autóctones para os munícipes

por Lusa  09-11-2022

 

Link:

https://www.agroportal.pt/vila-nova-de-poiares-volta-a-disponibliizar-arvores-autoctones-para-os-municipes/

 

 

Outras Fontes/Links:

https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/dia-da-floresta-autoctone-23-de-novembro-eu-sou-autoctone

https://www.agroportal.pt/dia-da-floresta-autoctone-23-de-novembro-coimbra-2/

https://www.florestacomum.org/wp-content/uploads/2014/11/Brochura-Floresta-Aut%C3%B3ctone-vf.compressed.pdf

https://www.arvoresearbustosdeportugal.com/

 

ΦΦΦ

Sem comentários:

Enviar um comentário

contribua e comente!
obrigado!

“Como se pode chamar renovável a um recurso que precisa de meio século para se repor?”

  Centro PINUS Investigação denuncia queima de madeira de pinho Out. 21. 2024 No Dia Internacional da Ação sobre Biomassa em Grande Escala r...